Funcionamento do Curso

O aluno fará opção no vestibular exclusivamente para o Curso de Geografia diurno ou para o noturno. A opção do aluno por Licenciatura ou Bacharelado será feita ao longo do curso. O aluno poderá graduar-se nas duas habilitações desde que cumpra os respectivos currículos.

Entrarão duas turmas por ano: uma para o período matutino (diurno) no primeiro semestre do ano letivo e outra para o período noturno no segundo semestre do ano letivo.

O curso oferecerá 80 vagas anualmente, sendo 40 vagas para o turno matutino e 40 vagas para o noturno.

A duração da habilitação Bacharelado será de 8 semestres, sendo o mínimo de 6 semestres e o máximo de 14 semestres para a  integralização das disciplinas.A duração da habilitação Licenciatura será de 9 semestres, sendo o mínimo de 7 semestres e o máximo de 16 semestres para a integralização das disciplinas.

As disciplinas terão 18 semanas de aulas por semestre letivo.

Como disciplinas optativas, o aluno poderá escolher quaisquer disciplinas oferecidas pela UFSC, obedecidos os pré-requisitos na sua origem, não podendo ultrapassar 20% da carga horária mínima do curso. (Conforme estabelecido pelo documento “Orientações Básicas para a Reforma Curricular nos Cursos de Graduação” elaborado pela equipe DCN/DEG/PREG-UFSC [Professora Dra. Araci Hack Catapan, Professor Dr. Marcos Laffin e assessoria especial de prof. Dra. Maria Conceição Manhães]).

As disciplinas obrigatórias específicas do currículo do curso de Bacharelado poderão ser optativas para o curso de Licenciatura, da mesma forma que as disciplinas obrigatórias específicas do currículo do curso de Licenciatura poderão ser optativas para o Curso de Bacharelado.

Para subsidiar o aluno na escolha da habilitação que deseja desenvolver no decorrer do curso – Bacharelado ou Licenciatura – foi incluído na quarta e última unidade do Programa da Disciplina História do Pensamento Geográfico oferecida na 1a. fase, conteúdo programático específico  denominado “A formação profissional e o mundo do trabalho: Bacharelado e Licenciatura”, destinado a detalhar as diferenças entre as duas habilitações.

O aluno deverá desenvolver ao longo do curso atividades acadêmico-científico-culturais correspondentes a 200 horas, detalhado no link Atividades Acadêmicas .

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, é componente curricular obrigatório conforme Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, “sendo inscrito no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, em forma estabelecida em regulamento”.

A carga de horas/aula semanal média em sala de aula será para Bacharelado será de 20 H/A e para Licenciatura será de 20 H/A, considerando-se a realização de optativas.

O currículo deverá ser implantado gradativamente (Conforme Resolução nº 017/CUn/97), com implantação da 1ª fase no primeiro semestre do ano de 2007, evitando prejuízos aos alunos vinculados ao currículo atual (implantados em 1992/1 – diurno e 1992/2- noturno).

As horas/aula assinaladas com as letras PCC, (veja link Matriz Curricular), correspondem às horas-aula de Prática como Componente Curricular, voltadas à formação do futuro professor, conforme regulamentação específica. (Resolução Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002 e Resolução Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002).

As horas/aula indicadas na observação a serem realizadas fora do horário normal de aula (veja link Matriz Curricular), correspondem a atividades que poderão ocorrer em finais de semana (sábado e/ou domingo) e/ou durante a semana, de acordo com plano de ensino e destinam-se a:

1)   realização de trabalho de campo;
2)   levantamento de dados em órgãos públicos para trabalhos acadêmicos;
3)   leituras obrigatórias das respectivas disciplinas;
4)   realização de trabalhos em equipes: teóricos ou práticos;
5)   realização de avaliação com consulta bibliográfica: provas, monografias, etc.;
6)   assistência de aulas em estabelecimentos de ensino que estão desenvolvendo conteúdos relativos à respectiva disciplina.