Serviço de Apoio à Amamentação – SAAM

AmamentaSAAM

O Serviço de Apoio à Amamentação da Universidade Federal de Santa Catarina tem como propósito oferecer apoio e suporte acolhedor para que a lactante trabalhadora/estudante possa manter o aleitamento no retorno das suas atividades. A volta ao trabalho/estudo não precisa ser sinônimo de desmame e/ou de introdução alimentar precoce. Extrair e estocar leite para ser oferecido ao bebê na ausência da lactante é trabalhoso, porém possível.

A prática da amamentação é fortemente influenciada pelo meio onde a lactante está inserida. Para uma amamentação bem-sucedida a lactante necessita de constante incentivo e suporte, não só dos profissionais de saúde, mas da sua família e da comunidade. Não basta que ela opte pela continuidade do aleitamento, ela deve estar inserida em um ambiente que a apoie na sua escolha. Por isso, convidamos a todos da Comunidade Universitária para que fiquem atentos as possíveis solicitações de lactantes servidoras e estudantes, visto que a Universidade carece de espaços privativos para ordenha de leite.

Atualmente a UFSC possui uma Sala de Apoio à Amamentação, localizada em prédio anexo a Reitoria I (antiga Central de Carreiras), no Campus Reitor João David Ferreira Lima, na Trindade, que conta com uma equipe de enfermagem que faz orientações quanto as demandas de amamentação e volta ao trabalho/estudo. Caso a lactante necessite de atendimento, o horário de funcionamento é das 8h às 12h e das 13h às 17h. Mais informações pelo site (saam.paginas.ufsc.br), e-mail (saam.proafe@contato.ufsc.br) e telefone/WhatsApp – (48) 3721-5945.