Perfil e Habilidades

As habilidades do geógrafo no curso de Geografia da UFSC são constituídas por conceitos, ações, atividades e proposições, que se integram tanto à formação técnico-profissional, no caso, o bacharel, quanto à formação profissional voltada ao ensino, no caso o licenciado em Geografia. Por conseguinte, algumas das habilidades abaixo elencadas articulam, em sua maioria, ambas as formações profissionais, enquanto outras são mais específicas a cada formação, havendo ainda habilidades, que embora ocorram tanto em relação ao bacharel quanto ao licenciado, são mais gerais, importante à formação de diferentes profissionais que não apenas o geógrafo.

Habilidades que articulam tanto a formação de bacharel quanto a de licenciado

  • Articular os elementos conceituais e empíricos, concernentes aos conhecimentos científicos dos processos espaciais e sociais.

  • Conhecer, analisar, interpretar e pôr em prática as diversas manifestações do conhecimento geográfico, tanto ao nível técnico-profissional enquanto bacharel, quanto ao nível do ensino fundamental e médio enquanto licenciado.

  • Articular, interpretar e explorar integradamente, nos diferentes níveis do ensino, da pesquisa, e das atividades voltadas à extensão universitária, os eventos e/ou fenômenos geográficos dirigidos aos elementos naturais e humanos, nas diferentes escalas espaço-temporais.

  • Dominar métodos e técnicas instrumentais de laboratório e de campo, relativas à produção e aplicação do conhecimento geográfico.

  • Planejar, propor, elaborar e executar projetos de pesquisa e de extensão acadêmica no âmbito da Geografia.

  • Interpretar mapas temáticos ou outras representações gráficas e cartográficas.

  • Dominar a língua portuguesa como forma de expressão, para viabilizar a produção e a difusão do conhecimento geográfico.

Habilidades mais específicas ao campo do licenciado

  • Atuar no processo ensino-aprendizagem junto às escolas, públicas e privadas, no nível de ensino fundamental e médio.

  • Organizar e dominar os conhecimentos sobre a natureza e sociedade, adequando-os ao processo de ensino-aprendizagem em Geografia nos diferentes níveis de ensino.

Habilidades mais específicas ao campo do bacharel

  • Elaborar mapas temáticos ou outras representações gráficas e cartográficas.

  • Elaborar, analisar e executar, a partir da interpretação dos fenômenos geográficos, programas, planos e projetos aplicados ao espaço urbano e regional, voltados ao Planejamento.

  • Utilizando-se de instrumentos técnicos (fotointerpretação, geoprocessamento, SIG -Sistema de Informação Geográfica, etc), proceder à execução de atividades voltadas à análise, interpretação e proposição de soluções, em relação a EIA – Rima, Laudos Técnicos, etc.