Origem e História
O Curso de Geografia da UFSC foi concebido como um curso único junto com o curso de História, na outrora Faculdade Catarinense de Filosofia, localizada na rua Esteves Júnior, no centro de Florianópolis, por meio do Decreto de Criação N° 36.658 de 24 de dezembro de 1954.
Em janeiro de 1955 foram abertas inscrições de candidatos através do chamado “concurso de habilitação”, o que permitiu as primeiras matrículas no Curso de Geografia e História, bem como de outros cursos da Faculdade. E em 1957, os cursos foram desmembrados, tornando-se então independentes, embora houvesse uma coordenadoria comum para ambos.
E em 1959, através do Parecer da Presidência da República número 46.266 de 26/06/1959, o curso de Geografia foi oficialmente reconhecido. Nesta época o curso era dividido em ciclos anuais e já oferecia duas habilitações – bacharelado e licenciatura. Basicamente, a formação comtemplava nos três primeiros anos o Bacharelado, e com mais um ano, os estudantes concluíam a habilitação em Licenciatura.
O curso permaneceu assim até a instituição da Universidade Federal de Santa Catarina e a construção do Campus Universitário no Bairro da Trindade em 1961, que contou com a incorporação da Faculdade Catarinense de Filosofia, e também com a Reforma Universitária MEC/USAID de 1969, extinguiram-se as faculdades e criaram-se os centros de ensino.
A partir dessas mudanças, não só o curso de Geografia, mas também a História e a Licenciatura Curta em Estudos Sociais, passaram a funcionar no Centro de Estudos Básicos, no campus da UFSC.E somente, na década de 70, os cursos de Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia e Psicologia, passaram a funcionar em um centro específico, o Centro de Ciências Humanas, atualmente denominado Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH. Exclusivamente a partir 1978, as coordenadorias dos cursos de Geografia e História passaram a funcionar de forma individualizada.
Atualmente, o curso possui duas entradas (noturno e diurno) para ambas habilitações – Licenciatura e Bacharelado, sendo atendimento diretamente pelo Departamento de Geociências – GCN, e também oferece disciplinas para outros cursos de graduação e pós-graduação da UFSC. As atividades de ensino, pesquisa e extensão contemplam os três subcampos da ciência geográfica: cartografia, geografia física e geografia humana, e são desenvolvidos por conjunto de mais de 30 profissionais, entre técnicos administrativos, técnicos de laboratórios e docentes.