Organização e Funcionamento
O curso de Geografia da UFSC oferece duas habilitações. A duração para o curso Bacharelado é de 8 semestres, sendo o mínimo de 6 semestres e o máximo de 14 semestres para a integralização das disciplinas, e a para a Licenciatura a duração é de 9 semestres, sendo o mínimo de 7 semestres e o máximo de 16 semestres para a integralização das disciplinas.
As disciplinas têm 18 semanas de aulas por semestre letivo, e atendem nos primeiros dois semestres a formação inicial do saber geográfico, valorizado em uma apreensão articulada dos fundamentos da história natural (conjunto de disciplinas de geologia, astronomia e climatologia) e social (disciplinas de população, economia política, geografia rural). Neste momento, o estudante começa a estabelecer um pensamento lógico por meio de disciplinas de teoria e método e cartografia.
O conjunto de disciplinas que atendem o caráter mais analítico, que valoriza os níveis mais articulados e combinados dos campos da ciência geográfica ocorrem a partir da terceira fase, sobretudo, com os conhecimentos desenvolvidos a partir da cartografia temática, sensoriamento remoto, geomorfologia (estrutural e processual), oceanografia, biogeografia, comercio e serviços, indústria, urbana, teoria regional e organização do espaço mundial.
Ao termino de curso, caráter lógico e analítico são somados aos princípios aplicados com valorização dos processos da síntese e de integração do conhecimento. Esse processo é desenvolvido com as disciplinas de análise ambiental, sistemas de informações geográficas, geografia regional do Brasil, planejamento urbano e regional, e trabalho de conclusão de curso e de estágio supervisionado.
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE, também é contemplado como um componente curricular obrigatório, conforme Lei no 10.861, de 14 de abril de 2004, “sendo inscrito no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular com relação a essa obrigação, atestada pela efetiva participação ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação, em forma estabelecida em regulamento”.
O estudante também deverá desenvolver ao longo do curso atividades acadêmico-científico-culturais correspondentes a 200 horas, detalhado no link Atividades acadêmico-científico-culturais.
Para a Licenciatura, as horas/aula assinaladas com as letras PPCC correspondem às horas-aula de Prática como Componente Curricular voltadas à formação do futuro professor, conforme regulamentação específica. (Resolução Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002 e Resolução Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002).
Além das obrigatórias, disciplinas optativas devem compor o currículo do graduando. Neste caso, o estudante poderá escolher quaisquer disciplinas oferecidas por qualquer curso da UFSC, desde que obedecidos os pré-requisitos de formação na sua origem, e não podendo ultrapassar 20% da carga horária mínima do curso.
As disciplinas obrigatórias específicas do currículo do curso de Bacharelado poderão ser optativas para o curso de Licenciatura, da mesma forma que as disciplinas obrigatórias específicas do currículo do curso de Licenciatura poderão ser optativas para o Curso de Bacharelado.