Ingresso
Na UFSC, o curso de geografia oferece 80 vagas por ano para ingresso na primeira fase do curso – 40 vagas para o 1º semestre (diurno) e 40 para o 2º semestre (noturno). Há quatro formas para ingresso como estudante regular:
Processos seletivo Vestibular – https://coperve.ufsc.br/
O estudante fará opção no vestibular exclusivamente para o Curso de Geografia diurno ou para o noturno. A partir da segunda fase, poderá cursar disciplinas no turno que melhor lhe convier (diurno, noturno ou ambos). A opção do aluno por Licenciatura ou Bacharelado será feita ao longo do curso. O aluno poderá graduar-se nas duas habilitações desde que cumpra os respectivos currículos.
SISU/ENEM – https://sisu.mec.gov.br/#/
Transferências e Retornos
Todo o semestre, a UFSC publica pelo menos um edital informando as vagas existentes no cada curso. De acordo com os Artigos 87 a 96 da Resolução 017/CUn/97, estas vagas são preenchidas por:
-
Transferência Interna (inciso I) – alunos da UFSC que desejam trocar de curso ou que abandonaram o curso;
-
Transferência Externa (inciso II) – alunos matriculados em outras instituições de ensino que desejam estudar na UFSC;
-
Retorno de Graduado (inciso III) – aqueles que já tenham concluído um curso de Graduação em qualquer instituição e pretenda fazer novo curso ou nova habilitação.
No curso de Geografia, nos últimos anos, não foram ofertadas vagas nessas modalidades. Ao que tudo indica, esta situação deve ser manter nos próximos anos. Para mais informações acesse: https://ufsc.br/transferencias-e-retornos/
Convênios Internacionais – http://portal.mec.gov.br/pec-g
Ainda é possível cursar algumas disciplinas no curso como aluno especial nas seguintes formas:
As vagas restantes em disciplinas poderão ser ocupadas por alunos regularmente matriculados nos Cursos de Graduação da UFSC ou candidatos externos, que as frequentarão na condição de aluno especial de disciplina isolada ou de aluno-ouvinte, para complementação ou atualização de conhecimento
Mais informações: https://disciplinaisolada.ufsc.br/
Todos os anos, a UFSC recebe e envia centenas de estudantes intercambistas para nossas universidades parceiras ao redor do mundo, e a atividade é regulamentada pela Resolução N.º 007/CUn/99, de 30 de março de 1999.
Primeiramente, os estudantes são selecionados e nomeados pelas universidades de origem, e uma vez nomeado, o estudante recebe um e-mail com instruções para completar a sua inscrição online.
Estudantes de instituições não conveniadas à UFSC não são elegíveis à candidatura.
A Secretaria de Relações Internacionais (SINTER) é o órgão responsável por esses processos, e coordena todas as atividades de de cooperação internacional e interinstitucional através do intercâmbio.
Mais informações em: http://sinter.ufsc.br/
A Mobilidade Acadêmica está pautada no Programa ANDIFES de Mobilidade Estudantil instituído em 29 de abril de 2003, conforme oficio nº 51/GD/DAE/2004. É destinado a permitir que alunos de graduação matriculado em uma IFES (Instituição Federal de Ensino Superior) cursem disciplinas curriculares em outras IFES signatárias, sendo essas atividades creditadas em seus Históricos Escolares.
O programa alcança somente alunos regularmente matriculados em cursos de graduação de Instituições Federais de Ensino Superior brasileiras, que tenham integralizado todas as disciplinas previstas para o primeiro ano ou 1º e 2º semestres letivos do curso, na Instituição de origem (remetente), e possuam, no máximo, uma (01) reprovação por período Ietivo (ano ou semestre).
Mais informações: https://prograd.ufsc.br/mobilidade-academica/