Atividades Complementares/ AACCs

As atividades deverão ser contabilizadas em horas, estarem devidamente comprovadas e assinada / autenticada por professor orientador/supervisor/instituição responsável pela atividade, também deverá ser preenchido formulário específico fornecido pela Coordenadoria do Curso de Graduação em Geografia. 

São consideradas atividades acadêmico-científico-culturais – AACC perante a Secretaria da Coordenadoria do Curso de Graduação em Geografia para efeito de validação no currículo escolar:

  • Participação em minicursos e cursos de extensão universitária;
  • Participação em congressos, oficinas e simpósios científicos;
  • Atuação como monitor em disciplinas do Departamento de Geociências;
  • Participação em atividade de pesquisa ligada ao Departamento de Geociências, tendo o compromisso de apresentação da mesma no Seminário de Iniciação Científica da UFSC;
  • Participação em atividade de extensão ligada ao Departamento de Geociências, tendo o compromisso de apresentação da mesma na Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC;
  • Participação registrada em lista de presença como ouvinte, em sessão de defesa de doutorado, mestrado ou trabalho de conclusão de curso de graduação;
  • Participação registrada em lista de presença em palestras, conferências e seminários.

O estudante poderá distribuir as 200 horas em  cinco tipos diferentes de atividades mencionadas no Apêndice A do Regulamento, e ao final, deverá apresentar os documentos comprobatórios à Secretaria da Coordenadoria do Curso de Graduação de Geografia, para que a contabilização das horas seja contemplada no currículo escolar. 

Nos documentos (Formulário ou Certificados) deverão estar explicitados as seguintes informações: matrícula e nome do aluno solicitante, tipo de atividade, data ou período da atividade, horas totais da atividade, nome da instituição, nome e assinatura do docente responsável pela atividade, assinatura do aluno e data. Os casos não previstos no regulamento serão submetidos ao Colegiado do Curso de Graduação em Geografia.

Após obter os documentos comprobatórios das 200h, respeitando o limite de horas em cada categoria (conforme Apêndice A do Regulamento). O estudante pode requerer a inclusão das atividades complementares enviando e-mail para paulo.medeiros.chaves@ufsc.br contendo no título [AACC] Nome, com as seguintes informações e anexos: 

  • Nome completo;
  • Número de matrícula;
  • CPF;
  • Formulário de atividades acadêmico-científica-culturais, disponível no Apêndice B do Regulamento (faça download do documento em Word a fim de facilitar o preenchimento:
    OBS. Preencha, salve em PDF e assine digitalmente pelo assina.ufsc.br.
    https://docs.google.com/document/d/1mZETmbjdQdgKFo_9q1yRnf31NTIVVr_z/edit
  • Comprovação da carga horária – certificado ou documento comprobatório em PDF devidamente autenticado ou assinado ( Nome do Arquivo deve ser: Tipo de Atividade seguido do Título e da Carga Horária);

A UFSC mantém um banco de certificados, que podem ser acessados em:

Certificados emitidos até 2016: http://www.certificado.prpe.ufsc.br/index.php

Certificados emitidos após 2016: https://certificados.ufsc.br/

Eventuais dúvidas que permanecer entrar em contato:
E-mail: paulo.medeiros.chaves@ufsc.br
Telefone e WhatsApp: +55 (48) 3721-4124