Palestra IFSC – Diálogos Acadêmicos: Os impactos do ChatGPT nas práticas de ensino e pesquisa.

31/05/2023 19:01

A quinta edição da série formativa diálogos acadêmicos do IFSC abordará o tema “Os impactos do ChatGPT nas práticas de ensino e pesquisa”.  A palestra é uma iniciativa da Coordenadoria de Publicações (PROPPI) e do Conselho Editorial do IFSC e será transmitida pelo canal do IFSC no YouTube a partir das 19h, no dia 12 de junho de 2023.

Os participantes que desejarem receber certificado, basta se inscrever no evento: link inscrição.

A Inteligência Artificial (IA) possui várias aplicabilidades no campo da ciência, tecnologia e sociedade. Uma de suas vertentes são os modelos de linguagem, entre o mais conhecido, o ChatGPT (Generative Pretrained Transformer). A partir do seu lançamento em acesso aberto, em 2022, a ferramenta vem provocando discussões nas instituições de ensino, a partir da perspectiva das implicações éticas sobre a elaboração de conteúdos acadêmicos. Isso porque o ChatGPT possui a capacidade de gerar textos coerentes e relevantes em diferentes áreas do conhecimento.

Embora essa tecnologia seja promissora no âmbito educacional, há alguns pontos que devem ser discutidos a respeito da sua aplicabilidade no ensino e pesquisa. O debate visa avaliar criticamente o uso da ferramenta, suas possíveis limitações e em quais áreas a tecnologia pode ser aplicada com o objetivo de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.