Live: a tese do marco temporal das terras indígenas

19/05/2023 13:15

A Coordenadoria de Relações Étnico Raciais (Coema), estruturada na Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe) promove no dia 31 de maio de 2023 às 19h uma live sobre a tese do marco temporal que atinge o direito territorial de povos indígenas no Brasil e que será votada no Supremo Tribunal Federal no dia 07 de junho. Saiba mais sobre este tema aqui. A live será transmitida pela TV UFSC.

Para a atividade, está confirmada a presença do Dr. Eloy Terena que é advogado indígena com participação no Supremo Tribunal Federal sobre a tese do marco temporal, bem como participação em órgãos internacionais em prol dos direitos indígenas. Eloy atualmente é secretário executivo do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), recentemente criado.

Também está confimada a presença da Drª Analucia Hartmann, Procuradora da República no Ministério Público Federal e com mais de vinte anos de experiência e defesa dos direitos dos povos indígenas em Santa Catarina. A live será mediada pela ativista indígena, Thaira Priprá, estudante da UFSC e do povo Laklãnõ Xokleng – povo que protagoniza esta votação histórica.

O objetivo da atividade é visibilizar o tema na Universidade considerando que o direito territorial dos povos indígenas afeta diretamente os direitos à educação e a permanência estudantil.

Para mais informações leia também a matéria do Jornal CNN Brasil.