Apresentação

O Curso de Geografia da UFSC tem sua história inserida na outrora Faculdade Catarinense de Filosofia. O curso foi reconhecido pelo Decreto Federal no. 46.266 de 26/06/1959, sendo publicado no Diário Oficial da União em 10/07/1959. Durante sua trajetória, o curso passou por três reformas curriculares, sendo a última no ano de 2006, quando propôs-se novos ajustes, readaptações ou rupturas no currículo do curso, visando impulsionar essa trajetória, adequando-o à conjuntura atual. O curso possui duas habilitações: LICENCIATURA, que habilita o profissional para o magistério do Ensino Fundamental e Médio e o BACHARELADO, que forma o geógrafo para atuar em atividades de reconhecimento, levantamentos, estudos e pesquisas de caráter físico-geográfico e geoeconômico, realizações nos campos gerais e específicos da Geografia.

A tarefa de revolucionar a educação brasileira tem impulsos na LDB (1996) e vem sendo discutida no âmbito universitário, sobretudo nos cursos de graduação. Esta discussão faz-se presente também no curso de Geografia da UFSC. O Projeto Político Pedagógico atual do curso de Geografia, visa exatamente impulsionar essa trajetória dando contornos próprios da conjuntura político-pedagógica do momento atual.

Profa. Dra. Ângela da Veiga Beltrame
Presidente da Comissão de Elaboração do Projeto Político Pedagógico do Curso de Geografia

Origem e desenvolvimento histórico do Curso

O Curso de Geografia e História da UFSC, foram concebidos inicialmente como um único curso. Tiveram portanto origem comum, na extinta Faculdade Catarinense de Filosofia em 1954, localizada na rua Esteves Júnior, no centro de Florianópolis. O Decreto de Criação é de 24 de dezembro de 1954, sob número 36.658. Em janeiro de 1955 foram abertas as inscrições de candidatos através de “concurso de habilitação”, o que permitiu as primeiras matrículas no Curso de Geografia e História, juntamente para outros cursos da Faculdade.

Estes dois cursos foram desmembrados em 1957, tornando-se então dois cursos distintos embora houvesse uma coordenadoria comum para ambos.

Em 1959, através do Parecer da Presidência da República número 46.266 de 26/06/1959, o curso de Geografia é oficialmente reconhecido. Nesta época o curso era dividido em ciclos anuais e já oferecia duas habilitações. Ao completarem os três primeiros anos, os alunos completavam o Bacharelado. Com mais um ano de curso, os alunos concluíam a Licenciatura.

A instituição da Universidade Federal de Santa Catarina e a construção do Campus Universitário no Bairro da Trindade em 1961 contou com a incorporação da Faculdade Catarinense de Filosofia.

Com a Reforma Universitária MEC/USAID de 1969, extinguiram-se as faculdades e criaram-se os centros de ensino. Os cursos de Geografia, História e Licenciatura Curta em Estudos Sociais, passaram a funcionar no Centro de Estudos Básicos, no campus da UFSC.

Na década de 70, os cursos de Geografia, História, Ciências Sociais, Filosofia e Psicologia, passaram a funcionar em um centro específico, o Centro de Ciências Humanas, atualmente denominado Centro de Filosofia e Ciências Humanas – CFH.

Em 1978, as coordenadorias dos cursos de Geografia e História passaram a funcionar de forma individualizada.

O Departamento de Geociências atualmente atende mais diretamente ao curso de Geografia que possui duas entradas (noturno e diurno), ambas com habilitação para Licenciatura e Bacharelado. Oferece disciplinas para outros cursos de graduação e pós-graduação da UFSC.

A relação de candidatos por vagas oferecidas no vestibular vem crescendo gradualmente, de forma alternada entre o turno matutino e o noturno. Os alunos que ingressaram em 2006, venceram a maior concorrência do vestibular para o curso de Geografia da UFSC, que foi de 9,35 candidatos /vaga (Gráfico).

O número de formandos por turma (figura 1), vem crescendo gradualmente a cada ano. Atribui-se este fato ao crescimento do interesse do aluno pelo curso e a redução significativa da evasão escolar.

Figura 1: Evolução Histórica: Alunos Diplomados – 1995/2005.

Fonte: Coordenação do Curso de Geografia. Elaborado por Valmir Volpato, CCGEO-CFH/UFSC.

O Curso de Graduação em Geografia é parte integrante do Departamento de Geociências, nas suas atividades de Ensino/Pesquisa/Extensão, vinculado ao Centro de Filosofia e Ciências Humanas. É atendido por quatro áreas específicas do Departamento de Geociências:

  1. geologia;
  2. cartografia;
  3. geografia física;
  4. geografia humana.

Cada uma delas com suas singularidades, o que requer estruturas e ações apropriadas ao seu desenvolvimento, mas, vislumbrando sempre a plena unidade, pois se trata de um curso cujas partes se interligam.